Piracicaba/SP - (19) 3422-6070/34343625 WhatsApp (19) 3422-6070 - apenas mensagens de texto
Campinas/SP - (19) 3232-0588 WhatsApp (19) 3232-0588 - 
apenas mensagens de texto
Piracicaba/SP - (19) 3422-6070/34343625 WhatsApp (19) 3422-6070 - apenas mensagens de texto
Campinas/SP - (19) 3232-0588 WhatsApp (19) 3232-0588 - 
apenas mensagens de texto

Calor prejudica a qualidade do sono

3809

O calor dos últimos dias tem causado desconforto e levado muitas pessoas a perder o sono. Com os termômetros nas alturas, fica difícil conseguir diminuir a temperatura corporal, um dos principais fatores que contribuem para dar início ao repouso. O clima quente também interfere na continuidade do sono.

De acordo com neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura, apesar de causar sensação de sonolência e cansaço, o calor dificulta a queda da temperatura corporal central, necessária para a indução ao sono. “Além de prejudicar o adormecer, as altas temperaturas também podem impedir que a pessoa continue dormindo e atinja os níveis mais profundos do sono”, comenta.

A má qualidade do sono pode resultar em cansaço, falta de disposição, dor de cabeça, baixa produtividade e irritabilidade no dia seguinte. Yonekura explica que o ambiente quente faz o organismo gastar mais energia para relaxar e conseguir dormir e esse esforço pode consumir boa parte das energias necessárias para enfrentar a rotina do dia seguinte.

Os efeitos da falta de sono reparador a longo prazo podem ser ainda mais graves. “Quando ficamos várias noites com o sono privado a depressão, obesidade e problemas cardiovasculares podem ocorrer”, complementa destaca o especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP.

A temperatura ideal do quarto para dormir deve estar em torno de 22°C, mas o conforto térmico depende de cada pessoa. Para não prejudicar o sono, a recomendação é preparar o ambiente antes de dormir. Para ajudar o corpo a relaxar ao máximo e conseguir descansar, as dicas são vestir um pijama de tecido leve e fresco, usar roupa de cama adequada que retém menos calor, dormir em local escuro, silencioso e arejado para circular o ar e evitar refeições pesadas à noite. “Ar condicionado e ventiladores, desde que usados de forma correta, são aliados para deixar a temperatura mais agradável”, acrescenta.

Entre outras dicas que podem ajudar a ter uma boa noite de sono estão evitar bebidas alcoólicas e ingestão excessiva de café e cafeinados (chás, colas, chocolates); fazer  atividades repousantes e relaxantes após o jantar; praticar meditação e exercícios de respiração; manter horário regular para dormir e acordar; praticar exercícios físicos em horários adequados, nunca próximos à hora de dormir; reduzir estímulos luminosos antes de dormir, como celular, computador e TV e não levar problemas para a cama, tente lidar com as preocupações o mais cedo possível e distante do quarto.